LANÇAMENTO: CD (duplo) “Radamés Gnattali – Integral dos Choros para Piano Solo” por Marco Antonio Bernardo

Que bom condividir com vcs, amigos leitores, a alegria e realização de “gerar mais esse rebento”, que eu posso reputar entre os meus mais significativos trabalhos – se não o maior até agora – dentro da riquíssima estética do Choro Brasileiro (sempre lembrando o célebre Maestro Orlando Silveira, que dizia: “nada de diminuir: é Choro com “C” maiúsculo mesmo”). Devo-o à honrosa iniciativa da gravadora CPC-Umes e seu fantástico diretor, Marcus Vinicius de Andrade, à queridissima Mônica Battello, e, principalmente, ao legado excepcional desse colosso da música brasileira que é RADAMÉS GNATTALI, confiado aos meus dedos por sua viúva, Nelly Gnattali.

Repertório dos CDs:

CD 1
1. Manhosamente, choro
2. Perfumosa, valsa
3. Negaceando, choro
4. Carinhosa, valsa
5. Alma Brasileira, choro*
6. Uma Rosa Para Pixinguinha, valsa*
7. Moto Contínuo Nº 1*
8. Vaidosa nº 1, valsa
9. Canhoto, choro
10. Noturno, samba-canção*
11. Vaidosa nº 2, valsa*
12. Maneirando, choro*
13. Por Que?, choro*

CD 2
1. Papo de Anjo, choro*
2. Pretensiosa, valsa*;**
3. Capoeirando, choro*
4. Preciosa, valsa*;**
5. Trapaceando, choro*;**
6. Vaidosa nº 3, valsa*;**
7. Homenagem a Nazareth, choro*
8. Caprichosa (Nininha), valsa*
9. Batuque, peça característica
10. Moto Contínuo nº 2*;**
11. Zanzando em Copacabana, choro
12. Valsas
• Lento (Prelúdio): I.
• II. Vivo
• III.
• IV.
• V. Expressivo
• VI.
• VII.
• VIII.
• IX.
• X. Vivo

*Em manuscrito, inédita em edição; **Inédita em gravação

Segue texto do encarte, assinado pela Gravadora CPC-Umes:

“Muito já se disse sobre o maestro Radamés Gnattali, e o fato dele ser uma unanimidade no terreno da música séria brasileira é pleno pleonasmo. Mas nunca é demais reiterar a sua principal virtude, aquela que o faz um caso exclusivo de grande músico brasileiro que transitou nos terrenos da música de concerto e popular com a mesma e impecável proficiência. Seu domínio da escrita instrumental aliado ao livre-trânsito pela música popular brasileira da chamada “Época de Ouro” na qualidade de arranjador da Rádio Nacional do Rio de Janeiro e de diversas gravadoras brasileiras (sobretudo a Victor e a Continental) conferem a ele um papel indiscutível na sistematização dos procedimentos estilísticos da música popular brasileira a partir dos anos 1930.

Contemporâneo de grandes chorões brasileiros, de Nazareth a Pixinguinha, com quem conviveu de perto, e músico de fabulosa atividade prática, Radamés Gnattali foi um discreto e criterioso observador de todo o processo de evolução do choro, vindo a utilizar diversas de suas manhãs dedicadas ao necessário hábito da composição para conceber ao seu instrumento, o piano, exemplares primorosos dessa que é a mais autêntica de nossas linguagens instrumentais. São trabalhos magníficos, deliciosamente sofisticados, repletos de melodismos saborosos, harmonias requintadas e um quase-insuperável virtuosismo instrumental que não só enriqueceram sobremaneira a música de choro brasileira como influenciaram marcadamente a maneira de se conceber essa linguagem a partir dele. Gaúcho radicado no Rio de Janeiro, Radamés soube como ninguém captar a malícia e o sabor da música popular carioca, produzindo verdadeiras pérolas que só agora recebem um registro integral.

Cumpre a tarefa o pianista Marco Antonio Bernardo, músico reconhecido por sua incansável e frutífera dedicação à pesquisa no terreno da nossa mais autêntica música popular, vencendo um desafio jamais experimentado em sua magnitude por qualquer outro intérprete, pelas mãos da prestigiosa CPC-UMES, registrando pela primeira vez em disco a integral da música de choro de Radamés Gnattali para piano-solo, absolutamente dentro do caráter que lhe é devido, com a autoridade de conhecedor dos registros já existentes de várias dessas peças e, sobretudo, apreciador da maneira como Radamés abordou algumas delas em registros referenciais das décadas de 1950 e 1960.

No repertório abaixo relacionado, abrir-se-á duas exceções para choros pensados para piano com acompanhamento de conjunto – Papo de Anjo e Zanzando em Copacabana – em que Bernardo realizou cuidadosas adaptações de baixos da mão esquerda, respeitando a grafia original das partituras e, principalmente, o estilo do compositor, transformando-as em peças para piano-solo à maneira de suas pares. E, “fechando com chave de ouro”, a coleção traz as Valsas de 1945, uma espécie de evocação brasileira às Valses Nobles Et Sentimentales de Maurice Ravel e o mais tênue limiar entre o popular e o erudito, reiterando ao mestre o posto de ícone da grande arte. Das 25 obras (sendo que as Valsas são desmembradas em 10) aqui apresentadas, tanto nas inéditas em gravações quanto nas que já se tornaram verdadeiros emblemas do repertório pianístico de grandes pianistas nacionais e internacionais, Bernardo pretende demonstrar o quanto esses trabalhos rescendem como verdadeiras jóias de nossa maiúscula Música Popular, aliando o acuro da técnica erudita à manemolência do pianeirismo brasileiro e fazendo emergir a incomparável “bossa eterna” de RADAMÉS GNATTALI.

Matérias recém-publicadas na Hora do Povo sobre o CD “Radamés Gnattali – Integral dos Choros para Piano Solo”:
http://horadopovo.com.br/2011/​julho/2973-06-07-2011/P8/pag8a​.htm
http://horadopovo.com.br/2011/​julho/2973-06-07-2011/P8/pag8b​.htm

A paixão de Radamés pelos gatos originou uma de suas valsas mais arrojadas, intitulada "Caprichosa", dedicada à gata Nininha: "Gosto muito de gato. Qualquer gato"

Aguardem notícias sobre o lançamento, a ser realizado em breve. A todos, o meu abraço musical, com os votos de que curtam bastante o novo CD!

Anúncios

7 Responses to LANÇAMENTO: CD (duplo) “Radamés Gnattali – Integral dos Choros para Piano Solo” por Marco Antonio Bernardo

  1. Cassia Pamela disse:

    Me orgulho de ter um primoo lindo e inteligente. Como vc Te amo muito e muito sucesso

  2. Vânia Bastos disse:

    Que legaaaaaaal, querido !!!! Fico feliz por você, sempre, saiba disso.
    Toda sorte e beijos da Váánia.

  3. Renato Matsukura disse:

    Parabéns, amigo!
    Vou querer ouvir esse CD. Certamente, mais um maravilhoso trabalho seu.

    abraço,
    R. Matsukura

  4. Wagner Amorosino disse:

    Maestro, acho que você já pode postar o show de lançamento, dia 10 de novembro, lá no Paon, o que acha?

  5. […] Saiba mais sobre o CD acessando o link https://marcobernardo.wordpress.com/2011/07/21/lancamento-cd-duplo-radames-gnattali-integral-dos-chor… […]

  6. […] Saiba mais sobre o CD acessando clicando aqui! […]

  7. maria fatima de castro silva disse:

    preciso da aprtitura de Alma Brasileira de Radames Gnattali mas não consigo. Se for possivel me informe .Agradeço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: